
Pedro voltou aos gramados em abril, mas ainda não reassumiu totalmente a titularidade no Flamengo. O centroavante passou por uma grave lesão no joelho esquerdo que o deixou quase sete meses afastado.
Desde então, vem realizando um processo cuidadoso de recondicionamento físico, conduzido pela comissão técnica de Filipe Luís. Vale destacar que essa decisão é estratégica, com foco em evitar novas lesões e garantir o melhor desempenho do atacante no momento certo da temporada.
- Veja onde assistir o jogo do Flamengo e LDU pela Libertadores
- Wesley aceita oferta do Manchester City de Pep Guardiola
Cronograma individual é a chave para evitar riscos

Nesta terça-feira, o preparador físico Diogo Linhares esclareceu o estágio atual de Pedro e detalhou o motivo do controle minucioso no seu retorno.
“Quanto maior o período de afastamento, levamos um tempo para fazer esse retorno gradual. Sabemos da demanda física que exige o modelo de jogo do Filipe, a intensidade que jogamos. Fazemos esse controle gradual para evitar ao máximo uma outra lesão”, disse Diogo.
Além disso, ele destacou que o atleta ainda não está apto a jogar várias partidas em sequência, porque isso poderia comprometer sua recuperação.
“Fazemos esse prognóstico de progredir as cargas, evitar uma sequência maior de jogos”, completou.
Viagens e maratona de jogos influenciam planejamento
O calendário apertado também exige atenção.
“Você compromete a recuperação entre um jogo e outro, ainda mais agora que pegamos uma sequência de jogos em três dias, com viagens”, afirmou Diogo.
Por isso, Pedro tem trabalhado de forma alternada, com sessões individuais e integradas ao grupo.
“Procuramos individualizar ao máximo as cargas, fazendo as metas dos atletas. Alguns momentos ele faz sozinho, outros agrupamos. O que ele precisa mais agora é esse trabalho com o grupo que vem fazendo diariamente e progredir as cargas dele”, finalizou o preparador.
Pedro foi titular contra o Cruzeiro e o Central Córdoba, e entrou no segundo tempo diante do Bahia. Cabe ressaltar que, com isso, o Flamengo sinaliza confiança na recuperação do atacante, mas sem abrir mão da cautela. Sendo assim, o retorno completo ao “prime” será gradual, desse jeito, o clube espera tê-lo 100% nas fases decisivas.