Abel Ferreira, Jorge Jesus e Artur Jorge. Três treinadores portugueses de enorme impacto no futebol brasileiro, mas quem tem o trabalho mais marcante? Para Paulo Vinícius Coelho, o PVC, a resposta é clara: Abel Ferreira.
- Vídeo: Mauro Cezar é sincero sobre reforços do Flamengo para 2025
- Publicação de Firmino agita torcida do Flamengo nas redes sociais
Em uma análise no programa De Primeira, o comentarista destacou que a capacidade de adaptação e reinvenção tática coloca o comandante do Palmeiras à frente dos outros compatriotas que brilharam no Brasil.
A transformação de Abel Ferreira no Palmeiras
Segundo PVC, o trabalho de Abel Ferreira se destaca porque não se resume a um único estilo de jogo.
“O Abel está em primeiro lugar [entre os portugueses que passaram pelo Brasil] hoje porque o Abel tem um trabalho de quatro anos. E não é um trabalho homogêneo. […] Ele foi transformando taticamente a equipe [do Palmeiras]. O Artur Jorge fez um time brilhante, como foi o time do Jorge Jesus em 2019, mas com um trabalho, com um estilo. O Abel transformou o estilo do time nesse período”, afirmou.
Vale destacar que, nesses quatro anos, Abel acumulou números impressionantes: 313 jogos, 181 vitórias e 10 títulos, incluindo duas Libertadores. Além disso, a flexibilidade tática que o treinador implementou ao longo do tempo solidifica sua posição como um dos grandes nomes do futebol sul-americano.
O brilho único de Jorge Jesus no Flamengo
Por outro lado, Jorge Jesus, em pouco mais de um ano no Flamengo, teve um trabalho brilhante. O treinador acumulou 81,3% de aproveitamento e números que sustentam seu legado como o melhor técnico da história rubro-negra para muitos torcedores: 43 vitórias em 57 jogos, cinco títulos, incluindo o Campeonato Brasileiro e a Libertadores.
Artur Jorge: o técnico histórico do Botafogo
Por isso, Artur Jorge, outro nome marcante, também merece menção. No comando do Botafogo, conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Seus 55 jogos, com 31 vitórias, reforçam sua relevância histórica no futebol nacional.
Sendo assim, a análise de PVC evidencia que a trajetória de Abel Ferreira no Palmeiras se diferencia pela adaptação constante, algo que o torna único em comparação aos trabalhos de Jorge Jesus e Artur Jorge. Desse jeito, Abel consolida sua posição como um dos maiores técnicos estrangeiros que passaram pelo Brasil.