Prefeitura do Rio desapropriou terreno do Gasômetro e construção do estádio do Flamengo pode se tornar realidade 

Ontem, dia 23, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou a desapropriação do terreno do gasômetro, local em que o Flamengo tem interesse em construir seu estádio.

No entanto, o comunicado se tornou oficial no dia de hoje (24) com a publicação no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Sendo assim, a partir de agora o Flamengo precisa agir para conseguir a aprovação dos Conselhos Administrativo e Deliberativo para adquirir o imóvel. Entenda os detalhes!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Projeto de estádio do Flamengo no Gasômetro, na região do Centro do Rio — Foto: Prefeitura do Rio/Cdurp

Desapropriação do terreno do gasômetro pela Prefeitura do Rio de Janeiro

Quem tem acompanhado as tratativas do Flamengo para dar início às negociações para a compra do terreno do Gasômetro com o intuito da construção do estádio próprio sabe que essa não tem sido uma tarefa nada fácil para o presidente Rodolfo Landim.

Isso porque o imóvel, até então, era gerido por um fundo de investimentos da Caixa Econômica Federal, mas o banco não respondeu às tentativas de negociação do imóvel ao Flamengo.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Mas, na manhã de hoje (24), a nação rubro negra acordou com a notícia de desapropriação do terreno do Gasômetro publicada no Diário Oficial nos seguintes termos:

“Ficam declarados de utilidade e de interesse públicos, para fins de desapropriação por hasta pública, o imóvel localizado na Avenida São Cristóvão, número 1200, Freguesia do Engenho Velho, matrícula número 132.299 do 11o Ofício de Registro de Imóveis”.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Ainda, em um outro trecho fica declarado:

“O imóvel referido será alienado pelo Município para fins de renovação urbana, por meio de licitação da modalidade leilão, sob condição suspensiva de aquisição da propriedade do bem pelo Município. O Edital de licitação estipulará as condições do leilão, bem como estabelecerá as medidas necessárias à renovação urbana, cuja execução será dever do adquirente”.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Ações do Flamengo para prosseguir com a compra do imóvel

Agora o próximo passo para o Flamengo prosseguir com a compra do terreno do Gasômetro é obter a aprovação dos Conselhos Deliberativos e de Administração para que o investimento seja realizado.

Estima-se que o valor a ser pago pelo imóvel seja de R$150 milhões de reais, onde o clube carioca deve fazer 85% do pagamento à vista com a venda de imóveis do Morro da Viúva que eram utilizados como local de concentração dos jogadores em décadas anteriores.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Quanto deve custar a construção do estádio do Flamengo?

Já para a construção do estádio do Flamengo, estima-se que o investimento será de R$ 2 bilhões de reais e que o projeto deve ficar pronto em cerca de 3 anos.

A capacidade do estádio deve ser de 80 mil pessoas e é inspirado nas arenas europeias.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Vale lembrar que atualmente o Mais Querido do Brasil é gestor do Maracanã e que venceu a licitação em um consórcio com o Fluminense, onde o rubro negro detém 65% de participação econômica. O direito à administração perdurará por 20 anos.

Leia também: Hugo Souza vai voltar para o Flamengo e já foi sondado por 6 clubes

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Rafaela Ladeira é jornalista esportiva especializada em textos para Web que também escreve para o Gávea News. Se atualize com as notícias do Mengão através dos artigos dessa jornalista e torcedora apaixonada pelo rubro negro carioca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *