Zico no Flamengo: Conheça detalhes da história do maior jogador do rubro-negro carioca!

Não importa a idade! Se seu coração é rubro-negro, você sabe a importância de Zico no Flamengo!

Ídolo dentro e fora de campo, o “galinho de Quintino” conquistou os torcedores do clube carioca durante sua trajetória no clube, não só pelo seu  talento, mas também por seu caráter excepcional e amor pela camisa rubro-negra.

Por isso, no artigo de hoje do Ligados no Fla, iremos relembrar as conquistas do maior jogador de futebol do Flamengo de todos os tempos!

Foto: Reprodução

A chegada do menino Zico ao Flamengo

Arthur Antunes Coimbra, nosso amado Zico, iniciou sua trajetória no Flamengo no ano de 1967, aos 14 anos de idade nas categorias de base do clube e seu talento com a bola nos pés logo chamou a atenção dos dirigentes do clube.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

No ano de 1971, aos 18 anos de idade, o “galinho de Quintino” deu o pontapé inicial à sua brilhante carreira que ficou marcada não só na história do Clube de Regatas do Flamengo, mas também no futebol brasileiro!

Aliás, você sabe a origem do apelido “galinho de Quintino”?

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Não?! Deixa que te explico!

O apelido tem origem na infância do jogador que cresceu no bairro de Quintino Bocaiúva, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Zico era um menino magro e de baixa estatura, mas com grande habilidade e disposição dentro de campo, o que levou o craque a receber o apelido de “galinho”, fazendo menção a um galo jovem, por seus colegas de bairro.

Assim, teve origem o apelido “galinho de Quintino” que faz referência não só às suas habilidades, mas também ao bairro onde o menino talentoso cresceu!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Principais conquistas de Zico no Flamengo

Atuando no clube carioca, Zico foi o protagonista de diversas conquistas importantes para o clube carioca. É tanto título que tive que organizar essa listinha detalhada dos feitos do Rei do Flamengo!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Títulos Internacionais

  1. Copa Libertadores da América: 1981
  2. Mundial Interclubes: 1981

Títulos Nacionais

  1. Campeonato Brasileiro: 1980, 1982, 1983, 1987
  2. Copa União: 1987

Títulos Estaduais

  1. Campeonato Carioca: 1972, 1974, 1978, 1979 (Especial), 1979 (Extra), 1981, 1986

Títulos Regionais

  1. Taça Guanabara: 1972, 1973, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1984, 1988
  2. Taça Rio: 1983, 1985, 1986

Títulos Amistosos e Torneios de Verão

  1. Taça Cidade do México: 1980
  2. Torneio Internacional de Verão: 1979, 1980
  3. Torneio de Paris: 1979
  4. Torneio Ramón de Carranza: 1979, 1980

Prêmios Individuais

  1. Bola de Ouro da Revista Placar: 1974, 1982
  2. Artilheiro do Campeonato Brasileiro: 1980, 1982

Uma saída inesperada!

Para a tristeza dos torcedores rubro-negros, Zico deixou o clube carioca no ano de 1985 para atuar pela Udinese da Itália.

O camisa 10 recebeu várias ofertas lucrativas de clubes renomados como Roma, Real Madrid e Milan, mas optou pela Udinese devido a uma proposta salarial que prometia mais de 10 milhões de dólares ao jogador.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Seu desempenho na Udinese foi impressionante, embora ele não tenha conquistado títulos importantes durante sua estadia de dois anos no clube.

E é claro que nosso maestro conquistou os torcedores italianos com toda a sua habilidade e carisma! 

Entretanto, para a nossa alegria, a saudade bateu mais forte e nosso “galinho de Quintino” retornou ao Mais Querido do Brasil no ano de 1986.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Retorno e aposentadoria de um ídolo

Com o retorno do craque em 1986, o Flamengo foi agraciado até o ano de 1989 com o talento do maior jogador rubro-negro de todos os tempos!

No ano de 1990 foi a aposentadoria oficial de Zico no Flamengo. O atleta vinha sofrendo com lesões recorrentes oriundas de uma lesão grave que o atleta sofreu após uma entrada dura de um zagueiro do Bangu no ano de 1985.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Mesmo após a saída oficial do Flamengo, o “galinho de Quintino” teve uma passagem importante pelo futebol japonês, onde atuou pelo Kashima Antlers até o ano de 1994.

Mas, após perceber que não poderia mais atuar com o mesmo vigor físico, o atleta resolveu aposentar as chuteiras!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

No entanto, Zico continuou a contribuir no mundo do futebol com seu talento como técnico de diversos clubes e seleções.

Além disso, o ex-atleta criou o CFZ (Centro de Futebol Zico)  um projeto que tem como objetivo dar suporte a jovens talentos em seus primeiros passos na carreira de jogador de futebol.

Leandro Cardoso é o editor-chefe do Ligados no Fla e também atua no portal Gávea News. Com uma paixão inabalável pelo futebol e um compromisso com o jornalismo de qualidade, Leandro lidera uma equipe de profissionais dedicados a trazer as informações mais precisas e relevantes sobre o Mengão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *