Por que a camisa 12 não pode ser usada no Flamengo?

A torcida do Flamengo é conhecida por sua paixão e lealdade, fazendo das arquibancadas um verdadeiro caldeirão em apoio ao time.

Esse amor incondicional foi oficialmente reconhecido em 2007, quando o clube tomou uma decisão única: aposentar a camisa 12 e dedicá-la exclusivamente aos torcedores. 

Essa decisão marcou a história rubro-negra e tornou a camisa 12 um símbolo da “Nação”. Mas por que o Flamengo decidiu honrar seus torcedores de forma tão especial? Entenda o motivo e o impacto dessa homenagem.

Foto: Givan de Souza/ CRF

Por que a camisa 12 não pode ser usada no Flamengo?

No dia 9 de outubro de 2007, a diretoria do Flamengo anunciou a aposentadoria do número 12, conforme comunicado publicado no site oficial do clube em 2 de novembro do mesmo ano. A decisão foi clara:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

“Em reunião de Diretoria do dia 9 de outubro de 2007, constou em ata a decisão de aposentar a camisa 12 do Flamengo que, a partir de agora, será o número exclusivo da camisa do torcedor rubro-negro”, diz a nota do clube.

Além disso, a ação consolidou ainda mais a relação do Flamengo com a sua torcida. Por isso, a camisa 12 tornou-se um símbolo eterno do respeito e da gratidão do clube pela paixão dos torcedores. Dessa maneira, é um privilégio que cabe exclusivamente à “Nação”.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

O breve retorno da camisa 12 com Julio Cesar

A camisa 12 voltou a campo em 2018 em uma exceção especial. Julio Cesar, um dos maiores goleiros da história do Flamengo, retornou ao clube para encerrar sua carreira e, Por que a camisa 12 não pode ser usada no Flamengocomo homenagem à torcida, escolheu esse número icônico. Na época, o então presidente Eduardo Bandeira de Mello comentou a importância dessa escolha:

“É um rubro-negro de coração, que sempre honrou o manto sagrado. Ele vem agora encerrar uma carreira vitoriosa aqui na sua casa. Fazendo uma homenagem à Nação rubro-negra, à torcida do Flamengo. Gostaria de dizer que essa camisa não é de goleiro, mas ele enquanto estiver aqui vai usar a camisa 12. Ela foi aposentada para que ficasse dedicada à torcida do flamengo, mas nós entendemos que no caso dele, como está prestando uma homenagem à torcida, nada melhor que a torcida homenageá-lo e deixar que ele use essa camisa”, disse Bandeira de Mello.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A exclusividade da camisa 12 é um tributo ao apoio e à energia que impulsionam o Flamengo nos momentos mais decisivos. Com isso, a história do número se tornou uma lenda entre os torcedores e uma prova de que a torcida é parte vital do clube.

Leandro Cardoso é o editor-chefe do Ligados no Fla e também atua no portal Gávea News. Com uma paixão inabalável pelo futebol e um compromisso com o jornalismo de qualidade, Leandro lidera uma equipe de profissionais dedicados a trazer as informações mais precisas e relevantes sobre o Mengão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *