A eleição de Luiz Eduardo Baptista, o BAP, como novo presidente do Flamengo promete reformular a estrutura do clube, especialmente no comando do futebol. O nome que surge como o provável novo diretor esportivo da equipe é o de José Boto.
Com uma carreira consolidada na Europa, Boto é visto como uma peça-chave para o projeto de profissionalização da gestão rubro-negra. Veja agora no Ligados no Fla quem é esse português que pode assumir o comando do futebol no Flamengo.
José Boto é bom? Trajetória internacional de sucesso
José Boto, de 58 anos, é um dos dirigentes mais respeitados do futebol europeu. Além disso, sua experiência inclui passagens por gigantes do futebol como o Benfica, o Shakhtar Donetsk e o PAOK.
Durante sua passagem pelo Benfica, entre 2010 e 2018, Boto foi chefe de scouts e teve um papel fundamental na descoberta de talentos que marcaram época, como Axel Witsel, Matic, Lindelof, Oblak e Luka Jovic.
Boto será a peça central na integração de todos os departamentos do futebol do Flamengo, com foco total em critérios objetivos e profissionais.
— Planeta do Flamengo 🌎 (@fla_infos) December 10, 2024
As decisões sobre jogadores serão fundamentadas em dados estatísticos e análises técnicas, deixando de lado interesses políticos.… pic.twitter.com/lDSkPnIoQ2
Isso porque, com seu olhar atento, ele foi capaz de identificar jogadores promissores que se tornaram estrelas internacionais. Sendo assim, sua expertise em análise de mercado e contratações pode ser um grande diferencial para o Flamengo.
Boto no Shakhtar e PAOK
Dessa maneira, a trajetória de José Boto se consolidou como um dos mais importantes diretores de futebol da Europa. No Shakhtar Donetsk, Boto foi responsável por integrar uma gestão vitoriosa que conquistou o Campeonato Ucraniano em duas temporadas consecutivas.
No PAOK, Boto também teve sucesso, conquistando o título nacional durante sua estadia. Seu trabalho no futebol europeu é, portanto, uma referência para clubes que buscam profissionalizar sua estrutura.
José Boto é o nome certo para o Flamengo?
Com isso, a escolha de Boto para a diretoria de futebol do Flamengo se alinha aos objetivos de BAP, que deseja profissionalizar ainda mais a hierarquia do clube.
Vale destacar que, apesar de o presidente eleito não confirmar oficialmente, as fontes indicam que o dirigente português será contratado para essa função. Segundo o jornalista Jorge Nicola, a contratação de José Boto tem grande chance de se concretizar.
BAP é o novo presidente do Flamengo
Luiz Eduardo Baptista, agora presidente do Flamengo, busca implementar uma gestão mais profissional no futebol, e José Boto é visto como a pessoa ideal para ajudar a executar esse plano. Portanto, se confirmada sua chegada, a expectativa é alta para que o Flamengo continue sua ascensão no cenário nacional e internacional.