O Brasileirão 2025 trará novidades importantes para a dinâmica dos jogos. A CBF anunciou a implementação do sistema “multibolas” e o uso do impedimento semiautomático, buscando tornar o futebol brasileiro mais dinâmico e justo. Essas mudanças visam solucionar problemas recorrentes, como a demora na reposição de bola e a dúvida sobre a marcação de impedimentos.
- Jorge Jesus revela seu técnico brasileiro preferido
- Presidente do Vélez é sincero sobre Valentín Gómez no Flamengo
Multibolas: a tentativa de acabar com as ceras no Brasil
Com a adoção do sistema multibolas, a CBF espera reduzir os atrasos e as ceras que tanto irritam torcedores e técnicos. Esse sistema, que já é utilizado na Premier League, prevê que bolas sejam colocadas em pontos estratégicos do gramado. Isso obrigará os jogadores a ir até essas áreas para cobrar escanteios ou laterais, o que deve evitar que times fiquem ganhando tempo, como aconteceu em temporadas passadas.
“Na última temporada, os times mandantes eram favorecidos pela demora na entrega das bolas pelos gandulas. Agora, a ideia é minimizar as ceras e tornar o jogo mais rápido”, comentou um representante da CBF.
Dessa maneira, a velocidade do jogo será mantida, e o fair play será preservado. Isso porque, com mais bolas disponíveis no campo, a reposição será mais ágil, e o andamento das partidas, mais fluido.
CBF vai incluir mecanismo "anticera" no Brasileirão e na Copa do Brasil.
Trata-se do sistema multibolas, em que as bolas serão postas fixas em pratos ou cones em determinados pontos do gramado, e não mais nas mãos dos gandulas.
A ideia é acabar com a cera dos gandulas quando o… pic.twitter.com/jYflTD9QKm— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) January 20, 2025
A chegada do impedimento semiautomático no Brasileirão
Além disso, a CBF também introduziu o impedimento semiautomático, uma tecnologia que vem sendo amplamente utilizada nas principais ligas da Europa. A primeira utilização ocorreu na Copa do Mundo de 2022, e desde então, se espalhou por outras competições de peso, como a Champions League. Cabe ressaltar que, para implementar o sistema de maneira eficaz, a CBF terá que realizar alterações estruturais em alguns estádios, para garantir a instalação correta das câmeras.
Sendo assim, a CBF se prepara para uma revolução tecnológica no Campeonato Brasileiro, garantindo mais precisão nas decisões e proporcionando uma experiência mais justa para jogadores e torcedores. Com isso, as discussões sobre a marcação de impedimentos devem diminuir, e o futebol brasileiro se alinha ainda mais com as inovações internacionais.