O Flamengo sempre teve problemas com o vazamento de informações, especialmente em relação às escalações antes dos jogos. No entanto, desde a chegada de José Boto, essa realidade mudou drasticamente.
O diretor de futebol adotou medidas rígidas para garantir que as estratégias da equipe fiquem em sigilo, e não se preocupa com críticas sobre seu método.
- Brasil x Colômbia onde assistir ao vivo
- Wesley, do Flamengo, revela ajuda de Gerson: “estava indo pro caminho errado”
José Boto revela como acabou com o problema de vazamento de notícias no Flamengo
Desde que assumiu o cargo, José Boto determinou que apenas pessoas essenciais tenham acesso aos treinos, principalmente às vésperas das partidas. Por isso, ele reforçou a segurança no Ninho do Urubu, colocando seguranças nos corredores para restringir a circulação. Além disso, liberou a presença da imprensa apenas uma vez por semana.
No Flamengo, cada pessoa tem sua função, e se a função dela não é no treino, não tem porque ela estar lá. Coloco seguranças nos corredores sim, mas no treino que é no dia anterior ao jogo, porque é um treino muito importante. Não é todo dia. Inclusive, liberamos a imprensa uma vez por semana”, disse Boto, em entrevista ao canal Venê Casagrande.
Técnicos sofriam com vazamentos no passado
Cabe ressaltar que, nos últimos anos, diversos treinadores do Flamengo enfrentaram dificuldades com informações saindo antes da hora. Em 2023, por exemplo, Vítor Pereira precisou mudar a forma como trabalhava nos treinos para evitar que as escalações chegassem aos adversários.
Com isso, a nova gestão do clube, liderada por Luiz Eduardo Baptista (Bap), reforçou o compromisso com o profissionalismo. Isso porque, após vencer as eleições presidenciais, o mandatário contratou José Boto, que vinha de um trabalho no futebol da Croácia.
Boto acumula títulos e segue invicto no Brasil
Com quase três meses no comando do futebol rubro-negro, Boto ainda não sabe o que é perder no Brasil. Sendo assim, já conquistou três troféus: Supercopa do Brasil, Taça Guanabara e Campeonato Carioca. O título estadual veio no último domingo (16), com vitória sobre o Fluminense no agregado por 2 a 1.
Dessa maneira, o diretor segue implementando sua filosofia de trabalho, garantindo mais segurança e sigilo no dia a dia do Flamengo. E, como ele próprio afirmou,
“Só está no treino quem é necessário para o treino. Isso é normal na Europa, mas parece que aqui causa um pouco de onda. Mas não estou nem aí para o que as pessoas pensam, se ficam chateadas, se sentem diminuídas por isso… não estou nem aí” finalizou José Boto.