Desde que Rodolfo Landim assumiu, em 2019, que começou a ser debatida no Flamengo a ideia da compra de um clube europeu. A iniciativa tem várias vantagens de acordo com o atual grupo que administra o clube. Uma delas é divulgação da marca do clube para o exterior, ou seja, a internacionalização do Flamengo.
- Filipe Luís esboça a escalação do Flamengo contra o Fluminense com trio de atacantes
- A decisão do Corinthians sobre Hugo Souza envolvendo o jogo contra o Flamengo na Copa do Brasil
Além disso, o Mengão, pode ampliar a receita, passando a faturar em euros, o que é bastante interessante! Por fim, jovens jogadores sem oportunidades no time profissional podem atuar neste clube europeu do Flamengo, para melhorar a valorização desses atletas.
O Flamengo vai comprar o Leixões? Clube português encerra conversas
Com isso, entre algumas possibilidades, recentemente surgiu a chance de comprar 56% do Leixões, clube da segunda divisão de Portugal, que tem boa estrutura, inclusive, um pequeno estádio.
Desse jeito, as diretorias já vem conversando desde o início deste ano e o Flamengo esteve perto de ser sócio majoritário do Leixões. Inclusive, existe uma boa relação entre os clubes, basta observar as vendas recentes de jogadores formados nas categorias de base do Mais Querido para o time português, com destaque para o zagueiro Gabriel Noga e o atacante Wertton.
Embora o Flamengo estivesse perto de comprar o clube, as negociações foram encerradas, pelo menos por enquanto. E se engana quem pensa que foram os altos investimentos em contratações ao da temporada ou a compra do terreno do Gasômetro que impactou nas finanças do clube para que o negócio não avançasse.
Na verdade, a decisão partiu da própria diretoria do Leixões, que espera a definição do próximo presidente do Flamengo para retomar as conversas.
BAP é contra a compra do Leixões
No entanto, as chances do Flamengo comprar o Leixões são maiores em caso de vitória de Rodrigo Dunshee, candidato da situação. Isso porque alguns candidatos de oposição, como por exemplo, o BAP, são contra a compra do clube português. Em entrevista, ao portal “Coluna do Fla”, BAP, afirmou que vai desfazer o negócio, caso a atual gestão tente comprar o clube português:
“Isso não vai acontecer. E outra coisa: se isso ocorrer por qualquer razão neste momento, antes de ser oficialmente encaminhado pelo clube, vamos desfazer no primeiro dia após ganharmos as eleições”, disse o candidato.
Então, a situação será definida após as eleições presidenciais do Flamengo, que estão previstas para o dia 09 de dezembro, na sede do clube, na Gávea. O pleito acontecerá das 8h às 21h, pelo horário de Brasília, e vai definir o novo presidente do Mengão para o próximo triênio.