O Flamengo tenta retorno de jogadores convocados, para tê-los à disposição do técnico Tite para a partida contra o Grêmio pelo Brasileirão.
No entanto, o rubro-negro carioca está travando uma dura disputa com as seleções do Uruguai e do Chile por conta dessa vontade de ter os atletas contra os gaúchos pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
Inclusive, inicialmente o Flamengo havia conseguido orçamento para fretar avião para buscar os cinco jogadores que foram convocados para retornarem a tempo de enfrentar o Grêmio no dia 13 de Junho.
Porém, a seleção chilena e uruguaia, não liberaram os atletas do Flamengo, o que provocou uma disputa entre o rubro-negro carioca e as seleções.
Então, neste post do Ligados no Fla, você vai descobrir o que manda o regulamento da FIFA neste tipo de situação e principalmente, se o Flamengo vai conseguir de volta os seus cinco atletas a tempo da partida do dia 13 de Junho contra o Grêmio.
Flamengo tenta retorno de jogadores convocados mas não deve ter sucesso
Vale destacar, que o Flamengo tenta o retorno de cinco atletas estrangeiros que foram convocados para a disputa de amistosos nesta data FIFA, que antecede a disputa da Copa América. E estes jogadores são:
- Arrascaeta;
- Matías Viña;
- De La Cruz;
- Varela;
- Erick Pulgar.
Porém, mesmo com todo o esforço da Diretoria rubro-negra o regulamento da FIFA não para a seleção do Uruguai e do Chile nesta disputa pelos atletas mencionados acima.
Isso porque, de acordo com as regras, os jogadores devem ser liberados para as suas seleções a partir da manhã de segunda-feira da semana que antecede o início da competição.
Com isso, a partir do dia 10 de junho, as seleções precisam ter todos os jogadores à disposição visando a preparação para o início do torneio.
Veja abaixo o trecho do regulamento da FIFA que respalda as seleções nesse tipo de situação:
“Para uma competição final no sentido dos parágrafos 2 e 3 acima (nota da redação: o parágrafo 2 trata da obrigação dos clubes em liberar seus jogadores nas Datas Fifa enquanto o 3 aborda o calendário da entidade), os jogadores devem ser liberados e iniciar a viagem para suas equipes nacionais o mais tardar na manhã de segunda-feira da semana anterior à semana em que a competição relevante começa e devem ser liberados pela associação na manhã do dia seguinte à última partida de seu time no torneio”.
Portanto, a tendência é que o Flamengo não tenha mesmo a presença desses cinco atletas em nove partidas pelo campeonato brasileiro que acontece durante o período da Copa América.
Próximo jogo do Flamengo pelo Brasileirão
Assim sendo, Flamengo já vai ter que conviver com os desfalques dos jogadores mencionados no texto já a partir do próximo jogo contra o Grêmio pelo campeonato brasileiro, em partida válida pela oitava rodada no torneio de pontos corridos.
Dessa maneira, o técnico Tite vai ter que buscar alternativas no elenco para suprir essas ausências muito importantes do time do Flamengo.
Veja também: Allianz Fla Arena? Flamengo negocia name rights com empresa alemã responsável pelo estádio do Palmeiras