O Flamengo é um dos clubes brasileiros que marcarão presença no Super Mundial de Clubes, um torneio que promete muita emoção e disputa acirrada.
Contudo, uma polêmica recente surgiu com a exclusão do León, do México, da competição, devido ao fato de o time estar no mesmo grupo do Pachuca.
- Presidente do Internacional abre o jogo sobre dívida com o Flamengo envolvendo Thiago Maia
- Presidente do Madureira critica postura do Flamengo com Lorran
O presidente da CONCACAF, Victor Montagliani, revelou que a vaga do León poderá ser ocupada por outro time da região, com o Alajuelense, da Costa Rica, sendo uma das opções.
A polêmica da exclusão do León
Em entrevista ao canal TUDN, Montagliani falou sobre a eliminação do León, explicando que o time foi excluído do torneio por ter o mesmo grupo que o Pachuca, outro clube mexicano. Isso porque as regras do torneio não permitem que dois times do mesmo país joguem no mesmo grupo.
Com a exclusão do Léon os seguintes times podem lhe substituir no Mundial de Clubes:
– América 🇲🇽
– Philadelphia Union 🇺🇸
– Los Angeles FC 🇺🇸
– Alajuelense 🇨🇷
O escolhido entrará no grupo do Flamengo, Chelsea e Esperance. pic.twitter.com/GCsdoF5ey9— Resenha da Bola⚽📝 (@Resenhadb) March 21, 2025
Por isso, o León poderá recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS) para tentar recuperar sua vaga no torneio, mas a situação ainda está em andamento.
Alajuelense como possível substituto
Durante a entrevista, o presidente da CONCACAF também indicou que o Alajuelense, da Costa Rica, poderia ser o substituto do León no Super Mundial de Clubes. Sendo assim, a decisão final sobre quem ocupará a vaga ficará a cargo da instância jurídica, após o recurso do León, caso este siga adiante.
Victor Montagliani foi claro ao afirmar que, apesar da situação, a CONCACAF apoia o León por ter conquistado a Liga dos Campeões da CONCACAF em campo. Vale destacar que o presidente também defendeu que, ao final do processo, o León deveria estar no Mundial, reiterando o compromisso da CONCACAF com o time mexicano.
Cabe ressaltar que suas declarações geraram polêmica. Ele foi criticado por muitos que argumentam que sua posição poderia comprometer a imparcialidade e a neutralidade esperadas de uma autoridade esportiva.
Expectativa do Flamengo para o Mundial de Clubes
Com isso, a situação do León segue indefinida, e o Flamengo aguarda o desfecho dessa polêmica. O time carioca segue firme na disputa pelo Super Mundial de Clubes, que promete ser mais uma grande oportunidade para mostrar sua força no cenário internacional.