O lançamento do documentário ‘A Reinvenção do Flamengo’ pelo SporTV, na última quarta-feira (22), trouxe à tona um episódio de tensão entre o canal e o Clube de Regatas do Flamengo. O programa, que detalha a reestruturação financeira do Rubro-Negro, gerou um posicionamento oficial do Conselho de Grandes Beneméritos do Flamengo, que emitiu uma nota de repúdio, cobrando respeito pelo trabalho e história do clube.
- Jorginho, do Arsenal, manda a real sobre negociação com o Flamengo
- Mauro Cezar manda a real sobre entraves na construção do Estádio do Flamengo
Flamengo emite nota de repúdio
O Flamengo não ficou satisfeito com o teor do documentário, considerando-o “manipulado” pela emissora. Na nota oficial, o conselho do clube expressou o desagrado com o que considera uma abordagem injusta sobre a história do Flamengo. Além disso, foi destacado que o programa deixou de reconhecer a contribuição de muitos personagens que ajudaram a construir a grandiosidade do clube.
“O Conselho de Grandes Beneméritos do Clube de Regatas do Flamengo vem a público manifestar repúdio ao teor desrespeitoso e manipulado exibido no Sport TV sob o título “A reinvenção do Flamengo”. Fica patente a falta de compromisso com os fatos pretéritos e a profunda injustiça com a maioria dos personagens que ajudaram a escrever a história do Clube mais querido do Brasil. Ademais, fica para quem viu a matéria e não tenha conhecimento de causa, a imprecisão que o Flamengo desde sua fundação até anos recentes, foi vilipendiado pela opinião pública e malconduzido pelos seus dirigentes. Esqueceram que começamos em 1895, em sala alugada, e chegamos a Campeão do Mundo no futebol e no basquete, maior número de atletas em delegações olímpicas, maior campeão de remo e conseguimos ser o maior Clube do Mundo, com 45 milhões de torcedores e a maior marca desportiva do país. Que fique bem claro que o Flamengo não nasceu ontem e quem colaborou para a construção desse imenso patrimônio que somos hoje, merece o mínimo de respeito. NÃO DESRESPEITEM A GRANDEZA DO FLAMENGO!’”, diz a nota oficial.
Conselho de Grandes Beneméritos do Flamengo repudiou a série "A reinvenção do Flamengo", do SporTV, classificando-a como "desrespeitosa" e "manipulada". A nota exige respeito à história e aos fundadores do clube e reforça o compromisso do Flamengo com sua tradição centenária. pic.twitter.com/1ifPn5OJKX
— Ligados no Fla (@oligadosnofla) January 24, 2025
Por que o Flamengo se sentiu desrespeitado? Porque o documentário não fez jus à trajetória histórica do clube e, segundo a instituição, omitiu aspectos importantes, como as dificuldades enfrentadas no início do século e o esforço de dirigentes e atletas para superar os desafios.
Documentário e os bastidores da reestruturação
O documentário produzido pelo SporTV traz os bastidores do Flamengo, destacando a transformação financeira e estrutural que fez o clube se consolidar como uma potência do futebol mundial. Com isso, o Flamengo ressurgiu das dificuldades do início dos anos 2000 e, ao longo dos últimos anos, se reestruturou para conquistar grandes títulos, como o Campeonato Brasileiro, a Libertadores, Copa do Brasil, Supercopa e a Recopa Sul-Americana.
Vale destacar que o programa mostra também os depoimentos de figuras chave como Marcos Braz, Eduardo Bandeira de Mello e Márcio Braga, além do jogador Bruno Henrique, que falaram sobre o impacto dessa mudança.