No ano de 2019, Era de Ouro do Flamengo com o Flamengo com o técnico Jorge Jesus, o Flamengo teve o ápice de aproveitamento do segundo turno do Brasileirão dos últimos 6 anos.
- Flamengo parte hoje (24) para o Uruguai em busca da classificação na Libertadores
- Peñarol x Flamengo: veja a provável escalação para o jogo de volta da Libertadores
Mas, atualmente, o Flamengo sofreu uma queda brusca no aproveitamento no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Veja os números!
Flamengo tem queda vertiginosa em aproveitamento no segundo turno do Brasileirão
É notória a má fase do Flamengo! O clube carioca tem sofrido com diversos desfalques por lesão e vários atletas seguem na equipe com grande desgaste físico.
Em casos graves como os de Pedro, Cebolinha, Vinã e Luiz Araújo foram necessárias intervenções cirúrgicas a fim da recuperação dos atletas e os mesmos estão fora da temporada de 2024.
Já outros jogadores como De la Cruz, Gabigol e Arrascaeta não conseguem engatar uma sequência boa na equipe por contusões musculares recorrentes. Até mesmo Michael, que acabou de ser contratado para substituir Cebolinha, teve séria lesão muscular na posterior da coxa e segue em tratamento.
Em consequência, o clube sentiu bastante o impacto da ausência dos jogadores e vem tendo uma queda brusca no aproveitamento do segundo turno em comparação com anos anteriores. Veja os números:
- 2019: 84,2%
- 2020: 63,2%
- 2021: 61,4%
- 2022: 56,1%
- 2023: 59,6%
- 2024: 33,3%
Problemas no setor defensivo
Uma marca do trabalho do técnico Tite sempre foi a qualidade do sistema defensivo dos times que treinou. O Flamengo mesmo, no início do ano, fechou o Cariocão como a melhor defesa da competição, com apenas 1 gol sofrido.
Entretanto, hoje, o Flamengo sofreu 32 gols em 27 jogos no Brasileirão e se distancia cada vez mais da liderança do Campeonato.
Será que Tite tem um plano para conter esses problemas defensivos no Mais Querido? O que você acha que o técnico deve fazer para sanar esses problemas?