Em janeiro de 2023, o Flamengo se despediu de um dos seus grandes talentos da base: João Gomes, que foi vendido ao Wolverhampton, da Inglaterra. Agora, o Mais Querido está prestes a receber uma quantia significativa pela transação, que pode render cerca de R$ 23 milhões ao clube.
- Vídeo: Arrascaeta faz trabalho em campo e anima torcida do Flamengo
- Flamengo: a declaração de Evertton Araújo direcionada a Gerson
Isso porque, segundo o demonstrativo financeiro do Flamengo, ainda em 2023, o pagamento de uma última parcela da venda de João Gomes será realizado no final de janeiro de 2025.
Transferência milionária de João Gomes
A venda de João Gomes ao Wolverhampton foi acordada no valor de 18,7 milhões de euros, cerca de R$ 104 milhões na cotação de 2023. Além disso, o Flamengo também acertou uma divisão do pagamento ao longo de vários anos, sendo que a última parcela, que corresponde a 3.740 milhões de euros, está prestes a ser recebida.
Vale destacar que essa negociação representa um grande feito para a gestão do clube, que consegue monetizar bem suas joias da base.
João Gomes no Flamengo
João Gomes foi revelado nas categorias de base do Flamengo e subiu ao time principal em 2020, quando o surto de Covid-19 no elenco deu espaço para a sua entrada. Porém, o auge de sua carreira no Flamengo aconteceu em 2022, quando o volante conquistou títulos importantes como a Libertadores da América e a Copa do Brasil.
Sendo assim, ele se tornou uma peça fundamental no esquema de Dorival Júnior, com 122 jogos, quatro gols e quatro assistências. Com isso, João Gomes se despediu do Flamengo após conquistar ainda o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil e dois Cariocas.
No Wolverhampton, o volante tem mantido um bom nível de desempenho, com 70 partidas disputadas, cinco gols e três assistências, mostrando que a transição para o futebol europeu tem sido promissora.