O Flamengo continua sendo uma referência no futebol brasileiro e servindo de inspiração para outras equipes. Dessa maneira, o estilo de jogo do Rubro-Negro segue sendo estudado e replicado por treinadores que buscam sucesso no cenário nacional.
Nesta segunda-feira (10), durante sua apresentação no Cruzeiro, o técnico Leonardo Jardim mencionou o Mengão como um dos exemplos a serem seguidos para construir um time competitivo.
Treinador do Cruzeiro quer intensidade como a do Flamengo
Em sua primeira entrevista no comando do Cruzeiro, Leonardo Jardim destacou a importância da intensidade e da agressividade no futebol brasileiro, citando diretamente equipes que se destacaram nos últimos anos, incluindo o Flamengo.
“Acho que o futebol brasileiro nos últimos anos conseguiu, principalmente as equipes que ganharam campeonatos e ganharam Libertadores, a grande diferença foi a intensidade, tinham talento e intensidade no jogo. Foram os casos do Palmeiras, do Flamengo, agora do Botafogo. Nessa área que acredito. Ter mais intensidade, mais agressividade, porque os campeões têm talento, mas precisam ter a outra parte”, afirmou Leonardo Jardim.
Sendo assim, fica evidente que o treinador pretende implantar um modelo de jogo dinâmico, semelhante ao que o Flamengo consolidou nos últimos anos e que o levou a tantas conquistas.
Leonardo Jardim terá ex-Flamengo no elenco
Além disso, o novo comandante do Cruzeiro encontrará ex-Flamengo no elenco celeste. Isso porque ele terá à disposição Gabigol e Fabrício Bruno, ambos com passagens marcantes pelo Flamengo.
O atacante deixou o clube carioca após o fim do contrato, enquanto o zagueiro foi vendido por 7 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões).
Vale destacar que Fabrício Bruno foi peça fundamental na defesa do Flamengo nas últimas temporadas, enquanto Gabigol se tornou um dos maiores ídolos da história rubro-negra.
Flamengo segue dominando o futebol brasileiro
O sucesso do Flamengo desde 2019 é inegável. Por isso, não é surpresa que o clube sirva de inspiração para outras equipes. Desde aquele ano histórico, o Mengão conquistou:
- Dois Brasileiros
- Duas Copas do Brasil
- Duas Libertadores
- Três Supercopas do Brasil
- Uma Recopa Sul-Americana
- Quatro Campeonatos Carioca
Com isso, o Rubro-Negro se consolidou como uma potência no futebol brasileiro. Agora, sob o comando de Filipe Luís, o Flamengo busca ampliar ainda mais sua galeria de títulos em 2025.