O Flamengo anunciou com grande entusiasmo o lançamento de seu novo canal no YouTube: a Flamengo TV. A iniciativa tem como objetivo não só aproximar ainda mais os torcedores, mas também gerar lucros para o clube, inspirado em um modelo de sucesso no futebol mundial: o canal do Barcelona.
Vale destacar que o canal do clube espanhol é considerado um dos mais bem-sucedidos do mundo, com mais de 20 milhões de inscritos.
- Atualização sobre a chegada de Jorginho ao Flamengo
- Jogos do Flamengo na Libertadores 2025: veja datas e horários
Flamengo TV será inspirada no Barcelona
Flamengo tem Barça TV como inspiração para a nova FlamengoTV.
A TV do clube catalão é vista como o modelo mais bem-sucedido do mundo e tem mais de 20 milhões de inscritos. Em uma crise financeira, o Barça conseguiu vender boa parte dos seus estúdios para levantar recursos.
No… pic.twitter.com/Z9pOnXWJ9x— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) March 19, 2025
Além disso, o Flamengo está se baseando na fórmula do Barcelona, que, com a Barcelona TV, compartilha conteúdos de bastidores, brincadeiras de jogadores e sequências de lances dos atletas. Dessa maneira, o Mengão planeja atrair patrocinadores e aumentar os valores dos seus atuais parceiros comerciais.
Isso porque o objetivo é transformar a Flamengo TV em uma plataforma lucrativa, tanto para a transmissão de conteúdos exclusivos quanto para o crescimento da marca do clube no mercado digital.
A transmissão de jogos e o foco no mercado externo
Com isso, a Flamengo TV terá um papel importante também na transmissão de jogos, mas com um formato específico para o mercado brasileiro e exterior. As partidas como mandante no Brasileirão serão exibidas exclusivamente por meio de um aplicativo, permitindo que os torcedores de fora do Brasil possam adquirir a transmissão.
Cabe ressaltar que, para os adeptos rubro-negros, haverá duas formas de acompanhar os jogos: uma assinatura mensal com todos os jogos incluídos ou a compra avulsa das partidas.
Sendo assim, o objetivo da diretoria do Flamengo é amenizar o prejuízo que o clube teve com o atual acordo de transmissão internacional, em que o Flamengo foi o único clube brasileiro a perder quase R$ 100 milhões. O Mengão acredita que a Flamengo TV pode, dessa maneira, ajudar a aumentar a receita do clube, vendendo as transmissões de maneira independente.
Expectativa do Flamengo para 2025
Por isso, a expectativa é que a plataforma seja lançada oficialmente na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no jogo contra o Internacional. Isso porque o modelo de negócios promete não apenas consolidar a presença digital do Flamengo, mas também garantir um retorno financeiro significativo para o clube a longo prazo.