O Flamengo segue promovendo mudanças estruturais em suas categorias de base e, desta vez, acertou a contratação de Marcos Patinho, ex-coordenador do Vasco, para comandar as categorias iniciais no campo (sub-6 a sub-10) e do futsal (sub-6 a sub-13). Vale destacar que Patinho trabalhava em São Januário desde 2018, sendo uma peça fundamental no desenvolvimento de jovens talentos cruzmaltinos.
Flamengo contrata reforço para a base
A chegada de Marcos Patinho reforça o planejamento do Flamengo em reestruturar sua base e fortalecer a formação de atletas desde as primeiras categorias. Além disso, o Rubro-Negro também acertou a contratação de João Marcos, outro profissional vindo do Vasco, que assume o comando técnico do sub-15, responsável pela geração 2010.
🖊 FLAMENGO CONTRATA COORDENADOR DO VASCO PARA A BASE; VEJA COMO TÁ O ORGANOGRAMA 🇧🇷🔴⚫️
— Flazoeiro (@flazoeiro_) January 31, 2025
O Flamengo contratou Marcos Patinho para ser cordenador das categorias iniciais no campo (sub-6 até sub-10) e do futsal (sub-6 até sub-13). O profissional estava no Vasco desde 2018 também… pic.twitter.com/lknvRxUL6p
Sendo assim, essas movimentações mostram que o clube não está apenas investindo em reforços para o elenco profissional, mas também estruturando um trabalho sólido para o futuro. Por isso, as mudanças fazem parte de um redesenho completo do organograma das categorias de base.
Novo organograma da base do Flamengo
Com essas alterações, o organograma da base rubro-negra ganha nova forma. Dessa maneira, o Flamengo passa a contar com os seguintes profissionais:
- Gerente geral da base: Carlos Noval
- Coordenador do sub-20: Kadu Borges
- Coordenador das categorias iniciais no campo e futsal: Marcos Patinho
- Supervisor do sub-6 ao sub-14: Leonardo Bruno
- Coordenador técnico do sub-11 ao sub-14: Marcus Lourenço
- Coordenador técnico do sub-15 ao sub-17: Fabiano Médici
- Coordenação de scout da base: Ricardo Perlingeiro
- Técnico do sub-15: João Marcos
Cabe ressaltar que o Flamengo ainda busca ajustes em algumas categorias, com treinadores a serem definidos. Com isso, o clube reafirma seu compromisso com um trabalho de base bem estruturado, visando a revelação de novos talentos para o futebol brasileiro.
Projeto ambicioso e futuro promissor
O Flamengo sempre foi um clube com tradição na formação de grandes jogadores. Isso porque a base rubro-negra já revelou craques como Vinícius Júnior, Lucas Paquetá e Reinier. Portanto, com a chegada de novos profissionais experientes, o objetivo do clube é manter essa trajetória vitoriosa e consolidar ainda mais seu protagonismo no cenário nacional.
- O verdadeiro motivo da saída de Alcaraz do Flamengo, para o Everton
- De saída? Flamengo define o futuro de Matheus Gonçalves, alvo do Santos