Na sua primeira entrevista coletiva como diretor de futebol do Flamengo, José Boto fez uma declaração importante sobre a permanência de Filipe Luís no comando técnico do clube.
- Flamengo encaminha renovação de volante
- Mercado da bola: Flamengo tem interesse em atacante da Seleção do Equador
O dirigente português, escolhido para liderar a reformulação do departamento de futebol rubro-negro na gestão de Bap, afirmou que a escolha por Filipe Luís foi inteiramente sua, destacando a confiança que tem no trabalho do treinador.
Decisão pessoal e carta branca de Bap
Em sua fala, Boto deixou claro que teve carta branca do presidente Bap para tomar decisões, incluindo a continuidade ou não de Filipe Luís.
“A escolha foi de minha responsabilidade. Eu poderia ter escolhido outro treinador. Sou pioneiro, eu e uma equipe que trabalhava comigo no Shakhtar, de uma coisa chamada scouting de treinadores”, afirmou o novo diretor.
Dessa maneira, Boto explicou que essa metodologia de scouting é algo que ele implementou em outros clubes, como o Shakhtar Donetsk, e que acreditava ser a melhor forma de garantir que os técnicos contratados respeitassem o DNA do time.
Vale destacar que Boto também se comprometeu pessoalmente pelo sucesso de Filipe Luís no Flamengo:
“Se o Filipe falhar, o culpado serei eu. Toda a gente do clube vai ter que trabalhar como nós queremos. Quem não trabalhar como queremos sai. Depois, se as coisas forem mal, o responsável sou eu. Tive carta branca do Bap para que, se achasse que deveria mudar o treinador, mudava. Analisei, vi muita coisa que gostei (de Filipe Luís), vi muita entrevista. Depois, o contato diário tem confirmado tudo. É algo de que posso me orgulhar”, completou o diretor de futebol.
Filipe Luís: “top mundial” segundo Boto
Boto, que tem vasta experiência com scouting e já trabalhou com grandes treinadores, como Luís Castro e De Zerbi, mostrou confiança em Filipe Luís. Para o dirigente, o treinador rubro-negro está no caminho certo para se tornar um dos melhores do mundo. “O Filipe vai ser um treinador top mundial. Lancei treinadores como Luís Castro, como De Zerbi, e o Filipe está na linha deles”, completou Boto, ressaltando sua visão assertiva sobre o futuro do técnico no Flamengo. Com isso, o Flamengo parece decidido a seguir com Filipe Luís, confiando no trabalho a longo prazo.
O desafio de Boto no Flamengo
Além da permanência de Filipe Luís, Boto falou sobre a prioridade para o Flamengo no mercado da bola. Segundo ele, a posição de centroavante é uma das mais urgentes no clube, e o Flamengo está atento ao mercado para não cometer erros. Isso ficou claro com o interesse no atacante Traoré, do Shakhtar Donetsk.