
A temporada de Léo Ortiz no Flamengo tem despertado grande interesse no mercado europeu. Além disso, clubes tradicionais da Itália, como Juventus e Roma, já manifestaram vontade de contar com o zagueiro.
Vale destacar que o Flamengo está ciente das sondagens, mas descarta negociar atletas nesta janela de transferências. Isso porque o clube considera Ortiz peça fundamental no elenco e só abriria mão dele por uma proposta irrecusável.
- AGORA: Flamengo se aproxima de acerto com Mikey Johnston, atacante irlandês
- Zico critica venda de jogadores da base pelo Flamengo: “O Flamengo fazia em casa. Agora não.”
Histórico de interesse e desempenho decisivo
O interesse da Juventus por Léo Ortiz não é recente. Desde que o defensor se firmou no Flamengo, os italianos acompanham de perto seu desempenho. Em outubro do ano passado, após a lesão de Bremer, o clube de Turim reforçou o desejo por um zagueiro de alto nível e vê Ortiz como um dos preferidos para a posição.
Por isso, o interesse segue firme. Além disso, o defensor foi titular em três das quatro partidas do Flamengo durante a disputa da Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos contra Espérance, Los Angeles e Bayern de Munique, mostrando sua importância.
Flamengo mantém postura firme e valoriza elenco
Sendo assim, o Flamengo deixou claro que não pretende negociar Ortiz nesta janela. O diretor Bap revelou que, entre os titulares atuais, apenas Wesley, lateral-direito, está disponível para negociação.
O clube definiu o valor do jogador em 30 milhões de euros (cerca de R$ 191 milhões) e só aceita propostas superiores. Para vender qualquer outro atleta, o valor teria que ser “irrecusável”. Dessa maneira, a diretoria demonstra a confiança no elenco para a sequência da temporada.
Passaporte italiano e números da temporada
Cabe ressaltar que, em 2023, ainda no Bragantino, Léo Ortiz tirou o passaporte italiano para facilitar uma futura transferência à Europa. Isso porque, com o documento, ele não ocupa vaga de estrangeiro em ligas que limitam jogadores estrangeiros por partida, aumentando seu valor no mercado internacional.
Com isso, o zagueiro disputou 31 jogos na temporada, sendo 27 como titular, com 19 vitórias, 8 empates e 4 derrotas, além de três gols marcados. Foi adquirido por 7 milhões de euros (R$ 37,6 milhões na cotação da época), e hoje é um dos pilares da defesa do Flamengo, ao lado de Filipe Luís.
Desse jeito, o futuro de Léo Ortiz segue como uma das grandes questões no futebol brasileiro e europeu, com atenção máxima dos clubes e torcedores.